Com o Lote 44 tinto

Torresmos à moda da Beira Alta

Ingredientes para 4 pessoas:
400 gr de barriga de porco (entremeada)
500 gr de entrecosto
400 gr de fígado de porco
400 gr de perna de porcoVinho tinto Lote 44 Colheita de 2015
6 dentes de alho
4 folhas de louro
Sal e pimenta qb
1 malagueta
1 cebola
1 colher de chá bem cheia de pimentão doce ou colorau
1 dl de azeite
2 colheres de sopa de banha
Preparação:
Dois dias antes de cozinhar as carnes, coloque-as em vinha de alhos, com exceção do fígado. As carnes devem ser cortadas em pedaços não muito grande e temperadas com os alhos picados finamente, as folhas de louro, pimenta e pimentão doce. Não adicione sal. Envolva bem as carnes em todos os temperos e cobra-a com o vinho tinto até deixar toda a carne submersa. Tape bem e reserve no frigorífico durante 48 horas.
No dia de cozinhar, escorra a carne e reserve a vinha de alhos. Num tacho, de preferência em ferro, deite o azeite e a banha. Junte a cebola picada e deixe refogar ligeiramente até ficar amolecida. Junte os pedaços de carne, com exceção do fígado, e deixe fritar um pouco para ficar ligeiramente tostada.  Passados uns 3 a 5 minutos reduza bastante o lume, juntem a malagueta picada, sal e toda a vinha de alhos. A carne deve fica quase submersa no vinho. Tape o tacho e deixem cozinhar em lume brando durante 60 a 90 minutos. Na última meia hora junte o fígado também partido em pedaços. De vez em quando mexs e controle o molho, que deve ficar espesso. Se e estiver a secar muito, junte mais um pouco de vinho tinto. Retifique de sal e deixe cozinhar até a carne estar macia e a desfazer-se ligeiramente. Sirva com batata cozida e com o Lote 44 Reserva a acompanhar.
Receita cedida pelo blog Deliciosa Paparoca: www.deliciosapaparoca.pt

Com o licoroso D. Elvira

Tiramisú D. Elvira

Ingredientes para 6 porções:
3 ovos
250 gr de queijo mascarpone
90 gr de açúcar
150 gr de palitos la reine
2 cafés expresso
2 cálices de vinho licoroso D. Elvira
Café, chocolate e frutos secos para decorar
Preparação: Com as varas de arames, bata as gemas com metade do açúcar até a mistura ficar fofa. À parte, bata o mascarpone com meio café e meio cálice de licoroso. Quando o queijo estiver sem grumos e macio, junte-o ao preparado de ovos. À parte bata as claras em castelo com o restante açúcar até obter um merengue espesso. Envolva as claras delicadamente no preparado anterior. Num prato fundo deite o restante café e vinho licoroso D. Elvira. Molhe os biscoitos na mistura, esprema-os cuidadosamente e vá dispondo camadas de biscoitos e de creme num recipiente grande ou em taças individuais. Polvilhe com chocolate em pó e amêndoas laminadas a gosto. Leve ao frigorífico durante 4 horas.
 
Receita cedida pelo blog Deliciosa Paparoca: www.deliciosapaparoca.pt

Com o licoroso D. Elvira

Bolo de marmelos e maçã com mel e D. Elvira

Ingredientes:
200 gr de açúcar mascavado
120 gr de manteiga sem sal
80 gr de mel
3 maçãs royal gala e 2 marmelos maduros
Sumo de 1 laranja, 2 cálices de vinho licoroso D. Elvira, 2 colheres de sopa de açúcar mascavado para cozer as maçãs
300 gr de farinha com fermento
4 ovos
1 colher de cafe de canela em pó
60 gr de amêndoa laminada

Preparação:
Asse os marmelos, no forno, com a pele e até estarem macios. Coza as maçãs com o sumo de uma laranja, 2 cálices de vinho licoroso e um pouco de açúcar.
Depois da fruta cozinhada, corte os marmelos em pedaços (mantenha a pele) e reserve tudo para arrefecer.
Com a batedeira elétrica, bata o açúcar com a manteiga durante 5 minutos. Junte o mel e 1 dl do suco de cozer as maçãs (vinho licoroso e sumo de laranja). Bata mais um pouco. Vá juntando os ovos um a um e batendo entre cada adição. Por fim, junte a farinha peneirada. Bata apenas mais um minuto. Junte toda a fruta à massa (maçãs, marmelos e amêndoa laminada, reservando alguma para decorar em cima). Misture bem para que a fruta se envolva na massa e deite o preparado numa forma retangular untada. Por cima deite o resto da amêndoa laminada. Leve ao forno pré-aquecido a 190º durante 45 minutos.

Receita cedida pelo blog Deliciosa Paparoca: www.deliciosapaparoca.pt

Com o Nautico rosé

Sangria rosé de pêssego

Ingredientes:

0,75 L de Nautico rosé
2 cidras com sabor a frutos vermelhos (0,66 L)
1 lata pequena de pêssego em calda
1 limão em rodelas
125 gr de mirtilos frescos

Preparação: Misture as bebidas frescas e o sumo do pêssego. Junte os mirtilos, os pêssegos cortados em gomos, rodelas de limão e gelo.

Receita cedida pelo blog Deliciosa Paparoca: www.deliciosapaparoca.pt