Enólogo

Eng. António Ventura

Natural do concelho do Cadaval, António Ventura descende de uma família de várias gerações de vitivinicultores. Possui formação em Indústrias Agro-Alimentares pela E.S.A.S – IPS e licenciatura em Agronomia na Universidade de Évora. Em 1983 concluiu, no Instituto de Viticultura e Horticultura de Geisenheim (Alemanha) uma especialização em Viticultura e Enologia.

Em 1994 obtém, na Charles Sturt University (NSW-Austrália), o degree in Applied Science (Winemaking). No ano de 1995 frequentou e concluiu com aproveitamento uma pós-graduação em Enologia na Escola Superior de Biotecnologia (Universidade Católica Portuguesa). Desde o ano 2000, através da empresa Provintage (Winemaking Consulting Company), de que é fundador, é consultor de enologia em vários produtores e adegas nas regiões de Lisboa, Tejo e Alentejo, sendo responsável pela exportação de alguns milhões de garrafas de vinhos portugueses para todo o mundo.

É responsável máximo pelos vinhos da Adega de Arruda desde 2004.

Desempenha funções de coordenador da Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola da  Região de Lisboa desde Janeiro de 2012. Em novembro de 2012 foi eleito presidente da Associação Portuguesa de Enologia. Desde 1994 que é membro da Australian Society of Viticulture and Oenology.
Desde sempre que tem obtido vários prémios nacionais e internacionais com os vários vinhos de sua autoria, entre os quais os da Adega Cooperativa de Arruda dos Vinhos.

Enólogo

Eng. João Alexandre

Natural do concelho de Torres Vedras, na zona oeste, João Alexandre desde cedo que estudou para técnico agrícola na Escola Agrícola da Paiã.

O gosto pela viticultura levou-o à Escola Superior Agrária de Santarém, onde tirou o bacharelato em Tecnologia das Indústrias Agro-Alimentares – Especialização de Enologia.

Em 1996 concluiu a licenciatura em Gestão de Cooperativas Agrícolas na Escola Superior de Gestão de Santarém.

Em 2003 obteve o mestrado em Economia de Empresas Agrícolas na Universidade de Évora.

Desde 1994 que faz consultoria técnica nas áreas de enologia e viticultura a várias empresas do ramo.

Desde 2001 que é enólogo na Adega Cooperativa de Arruda dos Vinhos.